Pesquisar este blog

sábado, 28 de maio de 2011

IDEIAS!

Para melhorar uma instituição, nada mais óbvio do que perguntar aos seus integrantes o que é necessário mudar, portanto, por favor postem primeiramente os problemas, e posteriormente identificaremos as soluções. Obrigado!

28 comentários:

  1. Adorei a iniciativa, parabéns aos fundadores do blog.

    sim,tenho muito orgulho de estudar na faculdade mineira de direito, porém, alguns problemas estruturais básicos ainda são observados.
    Primeiramente, queria informar do problema relativo à biblioteca. Essa faculdade abrange pessoas de todos os níveis sociais, assim, indivíduos hipossuficientes economicamente ficam totalmente dependentes da biblioteca, porém, há uma dissidência muito grande entre os livros que os professores pedem e os livros que estão disponíveis, tanto relacionado a quantidade ofertada(às vezes 0) quanto à atualização.
    Além disso, a falta de informação, apesar do pucmail e do empenho do DA, ainda é um problema conjuntural da universidade, projetos extra curriculares disponíveis na faculdade, se melhor divulgados, possuirão uma participação muito maior de interessados e, consequentemente, teremos um projeto muito mais interessante.

    A criação de arenas democráticas para resolução de problemas sempre é a melhor opção. Espero que todos colaborem com essa iniciativa.

    ResponderExcluir
  2. Estamos trabalhando e contamos com o apoio do pessoal para uma melhor relação aluno-instituição... De uns anos pra cá melhorou muito, mas temos que realmente mostrar que somos bons. A propaganda diz que é a melhor universidade privada do país, a maior católico do mundo e está cheia de problemas. Colegiado ótimo, mas vamos otimizar ainda mais esses serviços!

    ResponderExcluir
  3. Sinto falta da ênfase em assuntos polêmicos como uniões homoafetivas (âmbito do Direito de Família), aborto e etc. Isso sim seria uma boa mudança, já que o patamar de católica "bloqueia" algumas coisas.

    ResponderExcluir
  4. Todas as opiniões são muito importantes. Contamos com o apoio de todos vocês para que possamos lutar para ter, na nossa realidade, uma universidade de qualidade. É fundamental a voz de cada um de nós!

    ResponderExcluir
  5. Bem legal a iniciativa de vcs! Eu tambem tenho muito orgulho de estudar na faculdade mineira de direito, mas como qualquer faculdade essa tambem tem problemas. Para mim um dos problemas que poderiam ser resolvidos eh a distribuicao de pontos ao longo do semestre. No inicio do semestre, por uns 2 meses quase eu me vejo sem praticamente nada para fazer, em compensacao quando vai se aproximando o final do semestre e as globais os professores distribuem varios trabalhos, provas, seminarios, e afins pra poder distribuir os pontos. Acho que isso deveria ser mais bem colocado ao longo do semestre pra evitar tanto estresse por parte dos alunos, porque eu, pelo menos, fico bem estressada nos finais de semestre quando vejo o tanto de coisas que tem pra fazer.

    ResponderExcluir
  6. Antes estávamos com alguns problemas técnicos aqui, mas agora todos podem comentar, solucionamos o problema. Obrigado!

    ResponderExcluir
  7. Adorei a iniciativa, concordo com os comentários acima. Quanto mais meios que oportunem este diálogo, melhor!!!
    Acredito, que apesar dos esforços de todos, falta a ênfase política na nossa faculdade. Muitos preferem não tocar em assuntos polêmicos, mas precisamos disto para crescermos e fundamentarmos mais ainda nossas opiniões, por mais diversas que sejam...

    ResponderExcluir
  8. Parabéns pela iniciativa! É apenas por meio de diálogo que se consiguirá uma faculdade adequada ao perfil e necessidades dos alunos.
    Penso que a FMD poderia ter grupos de estudo especializado, assim como a UFMG. Além de apronfundarmos o conhecimento em matérias de nosso interesse, nos permite uma maior integração com alunos de outras universidades.
    Um problema que exige solução imediata é em relação à limpeza dos banheiros femininos. A cada dia a situação piora, sendo, muitas vezes, impossível de utilizá-los. Banheiro limpo, além de questão de respeito com os estudantes, é questão de saúde!

    ResponderExcluir
  9. Nooooooooossa, eu tinha escrito um super comentário e o trem apagou sozinho! Que raiva! :@
    Bom, vou parecer uma super reclamona, mas acho que só assim a gente consegue mudar pra melhor...

    1. Sobre o DA, eu acho que ele tá ótimo, tá de parabéns pelas palestras, seminários, projetos de extensão, festas, etc. Mas sinto falta dos jornais, eles eram uma forma de lembrar a todos a importância do DA e o que ele tem feito. O que aconteceu?

    2. Ainda sobre o DA, minha única reclamação é sobre os computadores! Desde a última manutenção eles estão super lerdos, e até hoje não consertaram o computador do canto direito... Isso tem atrasado e complicado a vida de alguns alunos que dependem dos computadores do DA. Vamos dar uma olhada nisso, galera!!

    3. A questão da biblioteca levantada pelo Paulo é uma coisa super séria! Nossa biblioteca do Coreu é muito boa; mas os livros de Direito recomendados pelos professores estão super em baixa... Alguns não existem na biblioteca, ou estão super desatualizados e antigos ou caindo aos pedaços, ou têm anos de atualização/de atraso. A sorte é que alguns professores passam mais de um livro na bibliografia, mas ainda assim fica difícil de encontrar. Claro que o DA ajuda muito nesse ponto, mas ele possui poucos livros didáticos, tem mais códigos e tal, e suporta menos ainda a necessidade dos alunos (não dá pra comparar a biblioteca do DA com a da PUC, né).

    4. Alguns professores andaram se queixando do nível de aprovação na OAB como se isso fosse culpa dos alunos. Mas eu acho que nem é só dos alunos, não. Conversei com alguns alunos de períodos avançados e eles têm muito a se queixar de diversos professores faltosos ou que costumam chegar atrasado e não repõem a aula. Acho isso o maior absurdo, porque quando EU falto, EU me ferro! Quando o professor falta não acontece nada com ele, pelo visto. Na última reunião dos representantes com o colegiado isso foi reclamado, e a resposta foi: os professores trabalham, então alguns não conseguem chegar a tempo! Gente, pára! Tem gente na minha sala que trabalha o dia inteiro pra conseguir pagar o curso e chega pontualmente. Não tô diminuindo o serviço dos professores, mas aí acho que tem que rolar um remanejamento dos horários ou então que os professores escolham um dos empregos... assim fica difícil!

    5. Ainda sobre os professores, tem semeeestres que turmas praticamente inteiras de alunos reclamam de alguns e NINGUÉM FAZ NADA PRA MUDAR! Ainda tem professor intransigente, inconveniente, mal-educado, ruim que não sabe transmitir o conhecimento... Eu não sei como a FMD escolhe seus professores, mas tem alguns ali que vou te contar... não rola mais! Acho que só olham o currículo, né? Porque se fossem assistir a uma aula com a gente, ninguém em sã consciência deixaria umas "figuras" ali dentro... Mais atenção às reclamações dos alunos, se elas são constantes é porque tem alguma coisa errada, né?

    6. Por que as reuniões com o colegiado só acontecem no fim do semestre? Deveriam acontecer NO MEIO do semestre, assim é possível consertar o que tá errado de forma que a turma presente não fique tão prejudicada...

    7. Sobre a questão do baixo nível de aprovação na OAB, sei que algumas pessoas pensaram em um "cursinho preparatório" da PUC, mas acho isso muita falta de noção... afinal, se for assim, temos feito um "cursinho preparatório" há cinco anos até a prova da OAB! O que acho que poderia ser feito? Sei que existe o exame de suficiência, mas podiam criar simulados mensais NÃO-OBRIGATÓRIOS a partir do 7º período. É mais interessante do que um exame só, começa mais cedo e deixa o aluno mais familiarizado com o tipo de prova.

    7. Não entendo o povo da faxina! A gente soooofre dentro do banheiro feminino, viu? Sei que as moças direto e reto estão lá recolhendo os papéis, mas o cheiro de banheiro de posto de beira de estrada NÃO SOME NUNCA!

    Ufa... acho que é isso!

    ResponderExcluir
  10. Gabi! Achei super válida as suas observações! Quem tiver críticas a fazer ao DA, por favor, faça-as! Assim poderemos corrigir os problemas!

    Apoiado Gabi!

    ResponderExcluir
  11. Parabéns pela iniciativa, tenho certeza que isso facilitará muito a vida dos estudantes, pra expôr o que realmente está acontecendo na FMD.
    Gostaria de parabenizar o comentário acima da Gabi, alías de todos, mas o que tem mais chamado a atenção é a falta de educação dos professores.
    Alguns não tem o menor respeito pelos alunos, pontos muito mal distribuídos, notas por alunos, se um professor não gosta de um aluno, pode certeza que esse receberá uma má nota. Eles precisam ser mais profissionais!! Esse semestre graças a Deus, os professores faltaram menos, parabéns ao colegiado, estou orgulhosa de vocês. Mas, ainda precisa ficar atento a isso, todo mundo trabalha, a vida é corrida, se não da pra assimilar a faculdade com seus respectivos empregos, é só dar oportunidade a outras pessoas, tem muita gente boa no mercado. Agora, se assumem o papel de professor, cumpra, chega no horário, se faltar, reponha, porque a matéria perdida e não dada pode ser exatamente a que cair na OAB, e ai, como que faz? É culpa dos alunos de não passar na OAB? Eu estudo numa faculdade privada, e dizer ser umas das melhores, então vamos fazer esse título da melhor, ser a melhor!
    No mais a minha reclamação é realmente em relação aos professores, que cada semestre é um que da problema, e não acontece nada com eles, isso tem que mudar, urgente!!!

    ResponderExcluir
  12. Toda a razão para as reclamações sobre os professores. Chegam muito atrasados e não repõem aula mesmo.
    Ah! Os calouros tem que voltar pro prédio 5 já!

    ResponderExcluir
  13. Acredito que um problema grave da nossa Faculdade também é a falta de investimento em Tecnologia. A Faculdade Dom Helder Câmara, possui computadores para os alunos, salas de aula com equipamento de som, um computador em cada sala, um site muito bom com informações específicas da área e atualizadas todos os dias. Porque a FMD ,não poderia ser assim?

    ResponderExcluir
  14. Parabens pela iniciativa...
    Para que possamos melhorar a representatividade do corpo discente, necessário se faz que os próprios estudantes integrem o D.A.
    Quanto mais estudantes integrarem o D.A. e contribuirem para sua proposta, qual seja, de realizar os interesses do aluno da FMD.. melhor serão seus frutos e maior será a pressão para melhoria do ensino da Faculdade.

    ResponderExcluir
  15. Como pude ver, tem mais gente insatisfeita com os professores do que eu imaginava! É necessário que a nossa voz seja ouvida!

    Não desmerecendo o DA, porque eu adoro a galera do Diretório e reconheço as melhorias e mudanças trazidas pela última e atual gestão. Mas o DA não pode suportar tudo! Não basta nossas reclamações serem dirigidas somente ao DA ou somente ao nosso representante de turma que, um belo dia, reclamará QUANDO O COLEGIADO ACHAR QUE É UMA BOA IDÉIA FAZER UMA REUNIÃO...

    Me falaram que antigamente havia, a cada semestre, uma avaliação dos professores que os próprios alunos faziam. Acredito que isso, a princípio, pode fazer os "chefões" entenderem ainda mais as nossas reclamações!

    Muitos alunos têm medo de bater de frente com o professor pois podem ser marcados, e eu du-vi-de-o-dó que professor não marca. Essa avaliação seria uma excelente forma de mostrar o que nos incomoda e como nós achamos que podemos melhorar.

    Não quero parecer arrogante, mas quem sustenta os professores somos nós... portanto, temos mais do que o direito, temos a OBRIGAÇÃO de exigir um bom retorno! Sei que se eu quisesse eu ia pra UFMG então, mas estou defendendo a visão de quem paga horrores por um curso qualificado, até porque eu sou bolsista e mesmo assim me preocupo com isso! :(

    ResponderExcluir
  16. Sei que pareço uma chata reclamona, mas eu acabei de iniciar o curso e não quero perder meu tempo dentro da PUC! Acredito fielmente que quem faz a faculdade é o aluno, mas não é só ele, os professores também. Não quero me arrepender, futuramente, da escolha que fiz de estudar na PUC. Por isso, acho que o melhor a se fazer é reclamar enquanto é cedo, exigir mudanças, questionar o que acontece e procurar ajudar a FMD a melhorar...

    ResponderExcluir
  17. Realmente concordo com todos, a FMD precisa melhorar muita coisa, isso requer tempo, e os alunos empenhados e ajudando tenho certeza que vai melhorar. Mas, na minha opinião a primeira coisa urgente a ser mudada é os professores. Quando isso mudar, a faculdade vai virar outra!!E o outros problemas se tornarão muito pequenos. Eu acho uma boa idéia começar a ter uma avaliação por semestre sobre os professores, e concordo com a GAbriela acima, nós pagamos os salários dos professores, e eu não tenho bolsa, pago 100% de mensalidade, e não vou ficar pagando pra ficar tomando bomba. E os alunos começar a parar de ter medo dos professores, porque se não reclamar, nada vai ser feito, e se ele marcar você, vai no colegiado e conta, vai contando tudo, uma hora alguma medida vai ser tomada, porque o colegiado está muito bem e tenho certeza que não vão fechar os olhos pra isso. Porque um professor da uma prova difícil, uma prova nada a ver, matéria que ele fala que não vai cobrar e cobra, nos pegando de surpresa; da uma prova objetiva, mas não passa gabarito, NUNCA vi isso!!! Se um aluno responde praticamente a mesma coisa que o aluno respondeu numa prova, o professor da nota diferenciada , simplesmente porque vai mais com a cara de um determinado aluno; quando vai reclamar ele simplesmente ignora você e fingi que nada está acontecendo e sai andando pelos corredores, como se o aluno não fosse nada, quanto pouco caso. ACORDA!! ALERTA!! Está acontecendo sim!! Professor não pode tratar aluno assim, e isso só está acontecendo na na Faculdade Mineira de Direito, na tradicional faculdade de direito de MG. Porque eu tenho muitos amigos que estudam na Milton Campos, Fumec , UFMG e etc, quando eu conto dos professores da PUC, todos falam exatamente as mesmas coisas, isso só acontece na PUC, porque na nossa faculdade não acontece e se acontecesse alguma medida já ia ser tomada. Enfim, estou indignada com esses professores, com seu currículo “brilhante”, e não tem nada de brilhantes dentro da sala de aula. E outra coisa, se um professor é juiz, desembargador, ele tem que pensar que dentro da sala de aula, ele é apenas um PROFESSOR e ser mais humilde, tem professores, que só sabem falar dos seus currículos, dinheiro, posição, viagens pra Europa, ah por favor, nada disso me interessa, eu quero é que vocês tenham um pouco mais de humildade e educação. E que as a partir do semestre que vem vê se é possível, ter pelo menos de 2 a 3 reuniões do colegiado com os professores, uma quando inicia as aulas, no meio do semestre, e no fim, tem que ser muito bem avaliado, o que adianta ter uma reunião no final de semestre, depois que acabou o semestre e tudo já deu errado. Não tem que ser uma no começo, pra já deixar todos os professores em sinal de alerta, no meio do semestre pra ver se melhoraram, se não fazer alguma coisa, e no final, pra ver o desempenho do semestre inteiro, e se não mudou, trocar de professor, porque não da pra continuar do jeito que está, e parar com essa que os professores fazem o que querem e nada acontece com eles. Estamos numa faculdade particular e não pública, não vou ficar pagando pra ficar passando por tanto stress, como eu e todos os alunos estão passando, mais respeito com nosso dinheiro e com os alunos, desculpa o desabafo, mas estou farto com tanta coisa errada.

    ResponderExcluir
  18. Pessoal, é de merecer os parabéns o que vocês estão propondo. Muito me orgulha saber que estão entusiasmados com o avanço da nossa Universidade, de uma forma geral, e da nossa FMD, para ser mais específico. Nosso dever é lutar para sermos profissionais de sucesso e concretizar, como nós mesmos desejamos, o sucesso da PUC Minas como melhor universidade do Brasil. É dever nosso, e vocês estão de parabéns. Novidades virão por aí, hein? AGUARDEM!

    ResponderExcluir
  19. Oi Galera!
    Gostaria de apontar outra crítica aqui. Muitos alunos já vieram me procurar dizendo que na Faculdade, as pesquisas, os projetos de extensão são pouco divulgados. Objetivando essa mudança, a professora Marinella, coordenadora de extensão da graduação da Faculdade Mineira de Direito, junto ao Colegiado com o apoio do D.A irão realizar um seminário para tratar exclusivamente sobre pesquisa e extensão na Faculdade, com o objetivo de divulgar para o maior número de alunos as atividades relacionadas a essas áreas.
    Temos que aplaudir a iniciativa do colegiado e da Professora Marinella!

    ResponderExcluir
  20. Gostaria de parabenizar o Fred e o Lázaro pela iniciativa. Tenho certeza que este blog será muito útil aos alunos e a Faculdade.

    Considero a nossa FMD uma grande Faculdade. Afora os problemas principalmente quanto à estrutura e ao ensino na graduação, temos uma Faculdade que proporciona o crescimento do aluno que se interessa em usufruir o máximo da Faculdade.

    Era isso que gostaria de ponderar: é preciso criar na nossa Faculdade uma maior integração entre o aluno e as práticas de pesquisa e extensão. Essa possibilidade, que a FMD já dá, é o grande diferencial de grandes universidades, como a PUC e a UFMG, para com os colégios como a Milton Campos e a FUMEC.

    Pelo que percebo, todavia, ao passo que na UFMG há grande integração entre a maior parte dos alunos e as práticas de pesquisa e extensão da Faculdade de Direito, na FMD apenas uma minoria das pessoas participam dessas atividades.

    Temos, pois, que criar uma cultura na FMD, e isso é papel tanto do aluno, como do Diretório e do Colegiado, de maior participação do aluno nas possibilidades que nossa Faculdade e Universidade dá.

    É preciso que entendem que, no mundo inteiro, um curso superior de excelência se faz com ensino, pesquisa e extensão. Aliás, MUITO MAIS pesquisa e extensão que ensino, que é mais próprio do "High School".

    Na Faculdade Mineira de Direito, é preciso que o aluno participe dos concursos de monitoria, dos concursos de inciação científica, do NAP, dos projetos de extensão, dos diversos grupos de pesquisa, tal como o Gearb e o Instituto de Investigação Científica, e, inclusive, participar, quem tem interesse, do Diretório Acadêmico, que já tem uma tradição de mais de 60 anos.

    É o nosso diferencial e é o que temos que aproveitar. O mercado de trabalho é difícil para todos os cursos, não basta ficar em sala assistindo aula e passando período por período até formar. É preciso se integrar à Faculdade.

    Parabéns a todos os que participam.

    abs a todos

    ResponderExcluir
  21. Olá!

    Gostaria de pedir a todos que visitarem o blog, que, por favor, expressem aqui a sua opinião. Precisamos saber o que os alunos e professores querem da FMD, para que depois possamos trabalhar juntos para alcançar nossos objetivos!

    ResponderExcluir
  22. Quem é que monta o horário das globais da noite? Tem que ser alguém muito sem noção... Eu termino uma prova às 22h30 da sexta pra fazer uma outra às 07h40 ou às 09h30 do sábado! Não dá tempo nem de revisar. XÔ GLOBAIS NO SÁBADO

    ResponderExcluir
  23. A qualidade do ensino na graduação da FMD só tem caido nos últimos anos.
    Gostaria apenas de sublinhar na notícia da semana (cerca de 11 mil vagas de 136 cursos de direito que tiveram resultados insatisfatórios tveram vagas suspensas pelo MEC) que nossa querida FMD caiu sua nota para 3, ou seja, RAZOÁVEL.
    Acredito que essa baixa aprovação queima a imagem não só da faculdade, como à cada aluno individualmente

    Link para apreciação:
    http://emec.mec.gov.br/emec/consulta-cadastro/detalhamento/d96957f455f6405d14c6542552b0f6eb/MzM4/9f1aa921d96ca1df24a34474cc171f61/MjA


    Concordo com a Gabis, temos q fazer um levantamento para descobrir de onde ta vindo essa defasagem.
    Serão os alunos preguiçosos que continuam passando semestre por semestre empurrados com pontos extra, prova repositiva, especial, dentre outros?
    Professores que vão a aula dia sim dia n? Professores que estão na casa apenas por consideração (pela idade,posição na sociedade, etc...) Será o desinteresse de grande parcela dos próprios alunos para com o curso?


    Temos que descobrir...

    ResponderExcluir
  24. O ensino realmente tem sido o maior problema...

    A nossa aprovação na OAB, no 2º semestre de 2010 foi de apenas 23% de aprovação(UFMG obteve 70%).

    ResponderExcluir
  25. Adorei o blog. E farei algumas reclamações também. Alguns professores querem mesmo é ferrar o aluno, onde dentro de uma universidade,o importante é o conhecimento.Decoreba? O que adianta? Tem professor querendo que a gente decore nome de autor em Alemão,pô estou no Brasil! E a prova especial?Não deveria ser substituta da global e talvez complementar, ou até mesmo valer 100 pontos e o aluno precisar de 60.A faculdade deveria auxiliar o conhecimento,...

    ResponderExcluir
  26. Mais uma reclamação a ser feita!

    Estava precisando do SAJ pra uma questão previdenciária... Liguei no SAJ e me informaram que lá só atendem casos das áreas CÍVEL E CRIMINAL!

    Aí me passaram o telefone da DOM HELDER CÂMARA e da FACULDADE ARNALDO! Não desmerecendo essas duas, mas a PUC/FMD sempre foram superiores e agora eu preciso recorrer a uma faculdade inferior para poder me ajudar? Detalhe: lá as coisas continua funcionando! Eles não pegam só área cível e criminal!

    É óbvio que os estagiários de lá terão um aproveitamento melhor do que os nossos, né? Pô, Direito não é feito só por duas áreas não, minha gente! Que ridículo!

    ResponderExcluir
  27. Cpncordo plenamente com o comentário acima!
    Devemos dar mais atenção a Prática Jurídica.

    ResponderExcluir